BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

15 de dezembro de 2009

BISPO DO ROSÁRIO

ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO

1º e 6º Anos do Ensino Fundamental
Arthur Bispo do Rosário nasceu em Jarapatuba, Sergipe, em 1911. Foi lutador de boxe, marinheiro e artista. Em 1939 foi internado no Hospital Psiquiátrico Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, com diagnóstico de esquizofrenia.
Bispo passou boa parte de sua vida neste hospital, quase sempre dentro de um pequeno quarto, recriando o universo em obras de arte, mais tarde reconhecidas por todo o mundo. Estas obras de arte foram expostas em eventos internacionais de artes plásticas, como a Bienal de Veneza, na Itália, em 1995. Este artista criou mais de mil peças, entre mantos e telas bordadas. Ele morreu em 1989. o artista dizia-se um enviado de Deus, com a missão de reconstruir o universo a partir de si próprio. E assim o fez.
Das quinquilharias, sucatas, canecos de plástico, utensílios desviados do asilo, peças de vestuário, entre outros pertences, nasciam as obras de arte de Arthur Bispo do Rosário.

Material de Artes para o 1º e 6º anos do Ensino Fundamental
Positivo




TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS:

Criação, recriação e reprodução de obras do artista utilizando materiais rústicos e recicláveis, com a finalidade de retratar pequenos universos do cotidiano dos alunos.