BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

27 de fevereiro de 2010

De tirar o fôlego...



LOREENA McKENNITT



Loreena Isabel Irene McKennitt (Morden, 17 de fevereiro de 1957) é uma cantora canadense.
Compositora, pianista e harpista, além de muitos outros dotes artísticos, Loorena é conhecida pelo seu estilo de música New Age, celta eclético, com tendências do Médio Oriente.
Loreena é bem conhecida por seus vocais de sopranos.
Filha de Jack e Irene Mckennitt, ela é de ascendência irlandesa e escocesa. Loreena, assim como muitas crianças, demonstrou na infância um grande interesse por música. Foi então que Loreena iniciou-se na formação musical e estudou piano clássico por 10 anos e canto durante 5.



Ano passado ganhei de presente um DVD de Loreena, gravado em Alhambra, uma cidade localizada na província de Granada. Em árabe, significa "a vermelha".
Destaca-se muito por sua arquitetura. É dotada de muitos palácios e fortalezas. O atrativo de Alhambra concentra-se na beleza dos interiores decorados com a arte islâmica que se funde com estruturas cristãs do século XVI e intervenções posteriores em edifícios e jardins, que marcam a sua imagem tal como pode ser contemplada hoje.
Ainda em Alhambra fica o Palácio de Carlos V, um palácio erguido pelo Imperador Carlos V do Sacro Império Romano Germânico em 1527.



Palácio De Carlos V - Império Germânico



Jardim dos Leões



No link abaixo é possível visualizar os ambientes internos das construções. Uma pequena mostra do DVD, onde Loreena passeia por entre as construções de Alhambra.









Loreena juntou à cultura celta elementos da música oriental, introduzindo um toque erudito e utilizando instrumentos folclóricos, aliados aos sons eletrônicos obtidos através de sintetizadores. Somado a isto, vocais diáfanos que remetem a eras indefinidas. O resultado desta mistura é o sucesso da canadense.

AINDA SOBRE LOREENA:

Antes de iniciar um álbum, Loreena costuma estudar bem de perto os locais que vai retratar em suas músicas, antes de criar os discos Elemental e Parallel Dreams, ela viajou para a Irlanda, para ter inspiração do país, da história, folclore, geografia e cultura. O álbum The Mask and Mirror, foi concebido após uma viagem para a Espanha, onde trabalharam na Galiza e estudaram a cultura celta da Espanha, juntamente com as suas abundantes raízes árabes. O resultado foi um álbum incluindo elementos da música celta e árabe. De acordo com as notas de seu último álbum, An Ancient Muse, este foi inspirado principalmente por viajar e ler sobre as diversas culturas ao longo da Silk Road.



Durante seus estudos musicais, Loreena teve também interesse em ser veterinária. Apesar de serem ocupações distintas, a influência pela veterinária foi devido ao fato de seu pai ser um comerciante de gado em Morden, Manitoba. Mas o amor pela música foi mais forte, fazendo assim com que Loreena abdicasse da veterinária.

Loreena vendeu mais de 14 milhões de álbuns mundialmente.
 
Os dados biográficos da cantora foram pesquisado no site oficial.
quinlanroad
 
 
OBS.: Antônio, o DVD acabou ficando em casa, mas lembrei de criar um post especial para você.
Espero que tenha gostado!
Beijo grande,
Dagui

Nenhum comentário: