BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

26 de agosto de 2010

JACKSON POLLOCK NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O ArTiStA:



Jackson Pollock (1912-1956), um dos mais significativos representantes da arte expressionista norte-americana, ficou conhecido pela forma de produzir seus trabalhos: tinta jogada espontaneamente sobre uma tela largada no chão. Essa técnica, o Action Painting, baseia-se na experimentação, na intuição e na liberdade de expressão. Com isso, Pollock rompeu com a tradição da pintura, abandonou o cavalete, ignorou a perspectiva e valorizou a ação e o gesto.


Jackson Pollock, Number 1, 1950 (Lavender Mist) (detail), 1950,
National Gallery of Art, Ailsa Mellon Bruce Fund, 1976.37.1



TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS:


JARDIM II - 5 anos
Dando seqüência aos estudos sobre “O PONTO”, utilizando a técnica de Jackson Pollock, as crianças experimentaram o ato de “jogar” a tinta sobre o papel.
Em nossa atividade, ao invés de ficar no chão, as folhas de color-set foram fixadas na parede azulejada. Uma de cada cor.
Os potes de tinta foram dispostos no chão, com enormes pincéis dentro deles.
Cada criança escolheu a cor do papel que mais lhe agradou e depois de instruídas sobre a técnica da pintura começaram a soltar o “bracinho” na intenção de jogar a tinta sobre o papel.
A brincadeira começou a ficar divertida e aos poucos os pequenos adquiriram mais força e habilidade com a técnica.









Tudo foi registrado com fotos e depois exposto no corredor da escola.
Na aula seguinte, fizemos um “tour” pelo corredor e... “oh”... mas o que é isto? “São nossas pinturas” – exclama Thaís, demonstrando surpresa. O grupo então ficou “extasiado” ao ver seus trabalhos expostos no espaço público da escola.
Só então é que o segredo foi revelado!
Na sala de Projeção, olhamos juntos os slides da atividade realizada, seguidos das obras de Pollock e de fotos do artista em plena ação.
Guilherme não se conteve:

“ELE PINTA IGUALZINHO A GENTE!!!”

Os resultados:


Giovanna


Guilherme


André




Ellen


Lara

Isabela

 
Obs.: Realizamos os trabalhos na vertical, com as folhas de papel fixadas na parede de azulejo para melhor disposição do material.

Um super beijo da Dagui!

4 comentários:

Denise Almeida disse...

Olá, Dagmar!!!

Que maravilha o trabalho realizado pelas crianças. Amei a a dica. Eu tenho o filme do artista: "Pollock - A saga do maior pintor expressionista da América".
Na sinopse do filme diz o seguinte sobre ele: ... um homem extraordinário, um homem que foi apropriadamente chamado de "um artista dedicado ao recolhimento, uma celebridade que ninguém entendeu."

Irei fazer a proposta aos professores da escola e com certeza se eu tiver oportunidade, farei uma oficina com as crianças na sala de leitura.

Beijosssss

JessicA disse...

Que trabalho maravilhoso!! Gostaria de saber qual o tipo do papel usado nas pinturas das crianças... Estou pensando em fazer este processo, mas com tecido, já que Pollock pintava sobre o tecido antes de "enquadra-lo"
Parabéns!!

Dagmar disse...

Olá Jessica!!! Obrigada por sua visita no blog. É bom poder compartilhar experiências. O papel que utilizei para esta atividade foi o "velho" e bom Color-Set. Escolhi cores variadas e fixei na parede de azulejos que aparece nas fotos. Evidentemente Pollock utilizava a técnica de colocar as telas no chão. Mas a época pensei sobre que esta experiência causasse mais impacto nas crianças. Outro ano, utilizei papel kraft em metro e aí sim, fixei no chão. Nem sempre dispomos de alguns materiais e nem por isso deixamos de realizar a atividade. A sua ideia do tecido é fabulosa. E você não precisa se prender em cores lisas, pode ser um tecido xadrz, estampado... os efeitos causados pela tinta que as crianças irão lançar sobre ele podem ser surpreendentes. O importante neste trabalho é o processo, antes do resultado. O bacana é que o resultado de Pollock é bem próximo do resultado das crianças. Isso causa um certo "êxtase" nelas pois identificam rapidamente muitas semelhanças e percebem que "PODEM"!!! Depois do processo, o resultado se torna um troféu e a lembrança do artista sempre ficará na memória. VALE A PENA!!! bjokas e bom trabalho!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho com as crianças!Amei...gostaria de saber se você trabalhou antes as obras e vida do artista ou primeiro deu para as crianças criar sua arte?
Bjs