BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

1 de janeiro de 2011

RETOMADA IMPORTANTE

Olhando alguns blogs sobre ilustrações, pude observar trabalhos maravilhosos e por isso achei pertinente retomar um assunto do meu blog Kindergarten & Cia. Ilimitada, que trata da Literatura Infantil. Tão importante quanto quem ilustra é quem escreve, tão importante quanto quem escreve é quem ilustra! Pois o alvo maior é quem lê! Boa leitura.


Dagmar


Tenho em mãos neste momento, uma publicação bastante interessante que fala do ILUSTRADOR de livros infantis e juvenis.
O livro foi organizado por Ieda de Oliveira, que convidou alguns ilustradores para que escrevessem sobre o tema.
Antes de falar do que trata o livro propriamente dito, quero situá-los com relação à autora e seu trabalho de pesquisa sobre a qualidade na Literatura Infanil e Juvenil, tanto com relação aos escritores, ou aos textos, quanto às ilustrações igualmente importantes.
Em 1993, Ieda iniciou uma pesquisa na UFRJ, que fazia parte de uma especialização em Literatura Infantil e Juvenil. A autora aborda em seus estudos uma questão, que não está distante dos conceitos da maioria das pessoas, que consideram a Literatura Infantil uma categoria de literatura "menor" que a produzida para adultos, ou outro público. Tanto se aprofundou nesta questão, que resultou em uma tese de doutorado intitulada "O contrato de comunicação da literatura infantil e juvenil", que posteriormente foi publicado pela Editora Lucena em 2003 e em 2008 pela Nova Fronteira. Com esta tese, Ieda consegue tocar no ponto crucial da questão, que é justamente o equívoco desse preconceito (de considerar esta literatura como "menor"), que fatalmente ignora a especificidade da qualidade estética desta literatura.
E após sua defesa, deu continuidade às pesquisas e reflexões sobre a escrita para crianças e pequenos jovens. Para tanto, publicou vários artigos e suas publicações adquiriram uma linguagem despida da formalidade acadêmica, para que pudesse alcançar a todos os leitores.
Antes do livro que reuniu os ilustradores, Ieda publicou um livro que deu palavra aos escritores, para que pudessem expor seu trabalho, métodos, idéias...
Seu projeto vai além, reune também ilustradores, que assim como os escritores trabalham com a linguagem, mas a visual. Linguagem esta que completa o sentido interpretativo dos textos. Enriquece sobremaneira o cenário imaginativo da criança, de modo a auxiliá-la na construção de seu rol de informação linguística. É sabido o grau de importância das histórias de contos de fadas na construção da moral, das virtudes, da capacidade imaginativa e criativa, bem como no âmbito comportamental da criança. Estão aí para nos auxiliar, inúmeros artigos, teses e uma infinidade de pesquisas na área.
Neste trabalho de Ieda, ilustradores brasileiros e portugueses juntos, apresentaram seu trabalho e engajando-se no projeto, a fim de provar que igualmente à escrita, a arte produzida para as crianças também não é de "menor" relevância.
Para Ieda, escritores e ilustradores, a escrita e a arte para crianças e adultos são apenas de naturezas diferentes, não competem entre si e também uma não sobrepõe a outra. Cada qual tem sua função clara e bem definida. Os códigos simbólicos expressas numa e noutra são específicos, encaixando-se em categorias com características próprias. Ambas tem um fim específico, que é atender à necessidade do seu leitor específico. Deixo em itálico estas palavras apenas no intuito ressaltar o sentido do que desejo expressar.
Certamente, Ieda trouxe luz sobre os conceitos que envolvem a Literatura Infanto-Juvenil. Trouxe esclarecimentos fundamentados em pesquisas sérias que ressaltam a importância de se tratar estas produções para crianças como um gênero e não como algo "menor", ou seja, de menor relevância ou mais ainda, de menor qualidade, seja literária ou visual. Ao contrário, a Literatura Infantil tem se apresentado cada vez mais elaborada, atrativa e de excelente qualidade. Nas livrarias é possível encontrar livros com recursos sonoros, com relevos e texturas, em formatos de caixa, plásticos (que podem ser usados por bebês no banho), de tecido, com botões, cadarços, quebra-cabeças, de encaixe, ilustrados com aquarela, lápis de cor, fotografias associadas à colagem e ao desenho, retalhos de tecido, bem coloridos... enfim muitos materiais diferentes. E para quê? Ora, atrair o pequeno leitor, que antes de ser o leitor da escrita é um experiente e exigente leitor visual. Felizmente, cada vez mais a escola está engajada em projetos de leitura desde a mais tenra idade. As bibliotecas não determinam mais uma idade "certa" para "volume" ou a "quantidade de texto". Às crianças é permitida a escolha, de acordo com seu interesse. Proibir que os pequenos escolham um livro mais "grosso" por julgar que é "muito grande" para eles é, sem dúvida, subestimar sua capacidade e interesse pelo aprendizado, bem como "tolher" o futuro leitor. Hoje, as possibilidades de acesso estão em toda parte e ambientes. A internet veio a contribuir neste aspecto, quando através dela, as crianças acessam à joguinhos pedagógicos, gravuras e muitos outros recursos de informação de que a escola também se utiliza para complementação metodológica. O ACESSO é mais fácil, de mais qualidade e portanto, quem está envolvido com este trabalho, também se prepara e se dispõe a produzir cada vez mais e melhor.
Afinal, o adulto de amanhã é a criança de hoje. investir nela é também investir num mundo melhor, com mais leitores e por consequência disto, pessoas mais esclarecidas e críticas.
Gostei muitíssimo deste livro. A quem interessar vai a dica:

"O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil, com a palavra: o ilustrador"
Organizado por Ieda Oliveira, 2008, Difusão Cultural do Livro

Por Dagmar


Ieda de Oliveira é doutora em Estudos de Literatura de Língua Portuguesa pela USP, mestre em Literatura Brasileira pela PUC/RJ e especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ. Recebeu vários prêmios por seu trabalho literário e crítico, entre eles o Prêmio José Guilherme Merquior de crítica literária, o Prêmio Adolfo Aizen de literatura, o Prêmio Alice da Silva Lima de teatro infantil; foi finalista do Prêmio Espace Enfants (Suíça) e agraciada com láureas Altamente Recomendáveis da FNLIJ. Tem sido conferencista convidada em vários eventos ligados à Literatura Infantil e Juvenil, no Brasil e no exterior.

Fonte: Livro citado acima.

Um comentário:

Luciana disse...

Olá, minha querida Dagui!
Estou por aqui, viu?
É sempre maravilhoso!
Certa vez comentei com um colega ilustrador que essa arte vem direto da criatividade e detalha a inspiração do artista...

Admiro profundamente tudo que enche nossos olhos de poesia e por isso nos alimenta a alma.

Um grande cheiro pra ti.
Luciana.