BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

4 de dezembro de 2011

ARTE E TECNOLOGIA


A Arte também está presente no meio digital e das mais diversas formas. Na internet e através dela é possível aprender sobre Arte, participar de obras coletivas e inclusive interagir com elas, em tempo real. Num mundo onde a informação é instantânea, a impermanência do homem e de suas idéias passa a ser uma constante. A necessidade do registro de sua história, desde os primórdios da humanidade inundam a mente humana. o homem sente necessidade de deixar sua marca para as gerações futuras. Na Arte, não só um apreciador, mas o prório artista. E senão o artista, um interventor. Poder modificar o que parece consumado instiga os desejos mais profundos do homem. Modificar realiddades, rotas, escolhas, tornar mais bonito ou simplesmente interferir. Trazer a arte para o espaço virtual possibilitando a toda pessoa ser um agente participante dela é uma característica da Web Art. A possibilidade de interferir em uma obra de arte é nula, quando se observa uma pintura em tela, uma escultura ou uma mostra de arte tradicional. O espectador fica com a imagem criada pelo artista, sem a possibilidade de acrescentar ou agregar novo conteúdo, a fim de que receba sua interpretação, seu olhar, seu sentir. Fica sujeito à criação do artista, como mero espectador, embora possa interpretá-la.
Na arte interativa ocorre o mesmo, com a diferença de que o espectador ganha o status de co-artista, ou até mesmo o próprio artista. Sua criação passa a ser sua até certo ponto e poderá ganhar caracteristicas totalmente diferentes, a partir da intervenção de outras pessoas. A iminência de perder a criação original provoca certa "adrenalina" e a possibilidade de modificar algo mexe diretamente com o "proibido", ou aquilo que não poderíamos estar fazendo, mas estamos liberados para fazer. esta sensação de inconstância e possibilidade de intervir a todo instante e de acordo com a própria vontade faz da ARTE COLABORATIVA NA INTERNET, um jogo de trocas simbólicas fascinante, onde cada um doa ao mundo um pouco de si e recebe do outro, em fração de segundos.
No link abaixo, o internauta é convidado a criar sua própria melodia. Clicar nos quadradinhos produzirá sons, que combinados viram "música". Também é possível desclicar enquanto se houve a melodia. Assim, neste exercíco de clicar e desclicar é possível produzir som e ritmo alternados entre graves e agudos. Uma divertida brincadeira para todas as idades. 
Para acessar, clique no link abaixo e bom divertimento!


Gostou da dica? Volte aqui e comente.
Um ótimo domingo,
Dagmar

Nenhum comentário: