BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

6 de janeiro de 2012

CEARÁ TRADICIONAL: REDES NO NATAL DE FORTALEZA

O grande cenário do Natal é sem dúvida, o mistério noturno, onde as luzes brilham dando vida à decoração. No entanto, durante o dia, não é possível ver a beleza dos enfeites em todo o seu esplendor. O grande desafio então é trazer também, o espírito natalino e sua magia para a luz do sol. Porque não? A exemplo da postagem anterior, onde as redes brancas compõe uma linda brincadeira de luzes esverdeadas somente vislumbradas à noite, esta outra àrvore disposta na Praça do Ferreira, em Fortaleza, sem dúvida dá um show à parte durante o dia! Olhos encantados rodeiam a obra de arte delicadamente disposta ao ar livre para o deleite do público. Delicadamente, pois seus detalhes foram cuidadosamente confeccionados e as redes, uma a uma, dispostas de acordo com suas cores e estampas alegres, de modo a traduzir o espírito do cearense, que nesta época do ano está em pleno verão... e que sol heim! Um sol de luzes alaranjadas, que dá um tom quente às paisagens. Calor, muito calor abrandado por uma brisa agradável vinda do mar. Delicada e majestosa, a frondosa árvore feita de redes é um jeito de dizer: "Hei, o Brasil tem um jeito próprio de celebrar o Natal"!


Outro detalhe que não se pode deixar passar é que a rede, por si só, nos remete ao aconchego e ao calor de um colo materno, não é mesmo? Quem já se aninhou em uma rede sabe que esta sensação é inevitável. Assim, podemos fazer o analogismo entre a rede e a manjedoura. Sem dúvida, o criador da obra conseguiu traduzir essa idéia. Será que os artistas, o publicitário Pablyto Leivio e a arquiteta Denise Braga imaginaram desta forma? Se não imaginaram, conseguiram uma perfeita concatenação do simbólico nesta composição tipicamente nordestina.





Cada olhar, cada giro embaixo desta árvore permite novas visualizações da mesma obra. Os pensamentos se perdem dentro do emaranhado de tecido e cordas.





Um final de tarde magnífico contemplando o Natal de Luz de Fortaleza, certamente é um brinde à criatividade de Pablyto e Denise, que une o simples ao sofisticado e com toda a sua beleza interfere na paisagem urbana da capital do Ceará!

Um cheiro para vocês!

Fotos: Dagmar Amsberg

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dag,
fiz uma visita ao teu BLOG que está muito bacana. Espetacular a árvore de natal cearense. Foi tê-la trazido para nós no seu BLOG senão não teríamos apreciado esta maravilha.

Abraços guria.

Pastor Tomm

Dagmar disse...

Olá Pastor Tomm,
sinto-me honrada com sua visita aqui no blog, principalmente por ser uma pessoa bastante ligada à Arte! Quem sabe esta árvore pode ser uma boa idéia heim?
Tenho mais coisas interessantes do Ceará, lindo estado!
Obrigada pela visita,
um super abraço,
Dagui

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Ficou tudo lindo.

As redes...
As árvores...
As lembranças...


Que a chama da alegria
esteja sempre acesa em ti.