BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

6 de janeiro de 2012

NATAL NO NORDESTE: REDES E ARTE

Todas as cidades ganham suas luzes para o Natal e festas de final de ano. Umas mais, outras menos. Mas sempre tem um toque especial na decoração das ruas e das casas. Algumas ganham até prêmios. No entanto, sempre vemos os tradicionais pinheiros luminosos, anjos tocando trombetas, trenós coloridos, luzes, muitas luzes... enfim, tudo muito tradicional e europeu. Evidentemente há que se considerar a origem do Papai Noel e Cia. No entanto, decorações que fazem cair neve, em pleno verão brasileiro parece estar um pouco longe de nosso clima tropical. Embora tradição seja "tradição", estas decorações tem seu encantamento e beleza, o fascínio e a fantasia que giram em torno do Natal povoando o imaginário popular sempre terão seu espaço. 
Contextualizar esta época do ano não é fácil. É sim, trabalho de verdadeiros artistas. Pois em Fortaleza, uma gigantesca árvore de Natal feita todinha de "redes" abrilhantou a decoração da capital cearense, dando um toque bem nordestino, acolhedor e brasileiro! Tecido leve, macio e sem estampas rende-se às luzes verdes que iluminam a majestosa árvore.











Uma verdadeira obra de arte localizada na Praça Portugal, no Bairro Aldeota, em Fortaleza. Cada ângulo, novas formas, onde a incidência da luz proporciona lindos tons de verde. Dá para ficar muito tempo admirando e descobrindo belos recortes para a fotografia.
Parabéns Fortaleza e aos "artistas da vez", o publicitário Pablyto Leivio e a arquiteta Denise Braga! Um Natal cheio do aconchego nordestino, da simpatia e grandiosidade desta gente hospitaleira e "arteira desse tanto menino"!!!

Fotos: Dagmar Amsberg





Um comentário:

Macário Campos disse...

O melhor de tudo é a sensibilidade da fotógrafa em captar toda a beleza da obra.