BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

12 de agosto de 2012

O mundo que vemos e lemos


A inserção da imagem na sala de aula, por meio das linguagens artísticas naturalmente faz parte do processo pedagógico, ou pelo menos deveria fazer. Tendo em vista que apropriar-se dos conteúdos pertinentes às Artes Visuais requer mais do que cursos de extensão, exige a formação de um docente comprometido com a pesquisa, com sua própria aprendizagem e com a compreensão das particularidades dos conteúdos das linguagens artísticas.


Primeiro contato com tintas, pincéis e telas - 2010

Não basta que a criança visualize uma obra de um artista escolhido pelo professor, em função de seu gosto pessoal, a fim de que a reproduza. Não é razoável que a aula de Arte seja substituída por desenhos para colorir, com a única e exclusiva finalidade de treinar a coordenação motora e “pintar bonito dentro da linha”. Bem como não se pode mais restringir o espaço do “fazer artístico” ao atelier, com atividades de modelagem, pintura, desenhos e outros trabalhos, pois já está inserida há muito no campo das Tecnologias Contemporâneas.
A criança já apresenta novos questionamentos, novas habilidades, ela hipotetiza situações, formula suas conclusões sendo capaz de refletir sobre o mundo que a cerca. Ela interpreta o que vê e retém as informações simbólicas, que mais tarde são elaboradas e fazem parte da formação cultural desta criança. É então preciso intervir neste processo, de modo a equipar contribuir para a formação do professor dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental para o exercício desta tarefa.

Mostra de Arte Postal - Arteduca 2012

Nenhum comentário: