BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

3 de novembro de 2012

VESTE&REVESTE: O AZULEJO

Desde a minha infância, o azulejo me encanta. Suas estampas e composições feitas com elas eram verdadeiros quebra-cabeças ou mosaicos gigantes de peças coloridas.
Desenhos florais, com frutas, árvores, geométricos e até mesmo os lisos, mas de cores diversas... o brilho e a textura, o tamanho... na parede de um banheiro, cozinha, em uma varanda, do lado de fora de uma casa e até mesmo cobrindo o chão. Azulejos, azulejos, azulejos... "roupas" de uma casa! Vestem e revestem espaços proporcionando ambientes inusitados, aconchegantes e confortáveis!





O fato é que o azulejo pode tanto ser útil, como na cozinha acima, ou apenas um detalhe decorativo, como nesta sala. Há quem colecione azulejos e existem até casas especializadas na compra e venda de azulejos "fora de linha". Isso mesmo, uma espécie de "brechó" do azulejo. Lá podem ser encontradas peças únicas, ou jogos, que são ideais para reposição nas reformas, ou simplesmente criar composições como estas a seguir. Diga-se de passagem, "maravilhosas"...


Recanto no jardim de uma casa de campo, o chuveiro da piscina recebeu um charme especial, com estes azulejos multicoloridos.



Áreas de serviço e também banheiros...  a brincadeira com os azulejos poderá ser ousada, tanto nas paredes, quanto no piso!










Olha aonde pisa...
Este banheiro foi revestido com peças de cerâmica próprias para revestimento de pisos. São peças bem antigas, já bem difíceis de encontrar. Algumas casas, do início do século XX, um pouco mais... possuem pisos com algumas destas estampas, em suas cozinhas e varandas. Alguém já viu? Lembra? Muito bonito mesmo!







Aqui, a parede não foi toda recoberta com as peças de azulejo. Foram selecionadas peças de tamanhos e estampas diferentes, em tons de verde compondo um bonito mosaico. 









Preto e branco deixa o banheiro sóbrio...










Esta cozinha retrô é bem ousada nos azulejos.





Tanto na parede, quanto na bancada, a composição de azulejos de tamanhos diferentes, peças inteiras ou recortadas forma desenhos geometrizados em tons que vão do frio dos azuis aos quentes terrosos... uma cozinha romântica.











Cozinha retrô inserindo algumas peças coloridas no revestimento de azulejos brancos. Existem adesivos à venda, que imitam estes azulejos estampados, principalmente nos modelos retrô e que podem ser facilmente aplicados sobre uma parede de azulejos já existente.



E a história do azulejo?
Pesquisei um pouco e trouxe para vocês o conteúdo do Itaú Cultural, que pode ser visualizado na íntegra no site http://www.itaucultural.org.br.









Bom...

para finalizar este post sobre azulejos, não podia deixar de trazer outras ideias com estas maravilhosas 
peças decorativas oriundas de tempos tão remotos. Ideias não faltam. basta usar a criatividade...









Num lavabo...





                                  Na parede de uma sala... 









Jogo americano?




            Parece uma colcha de retalhos adornando a escada.




E para finalizar,
esta charmosa escada. Não chamaria tanta atenção, 
embora ficasse muito bonita, se os azulejos fossem todos iguais.
O diferente dá um toque todo especial!












Quantas ideias não?
Já escolheu a sua?
Bom trabalho em sua casa.

Beijokas
Dagui

Nenhum comentário: