BEM VINDO AO MANIA COLORIDA

7 de abril de 2013

NO RETRÔ[VISOR] DO TEMPO



É...
"o tempo passa, o tempo voa..."!!! E todos continuam "numa boa"...!
Dia destes estava ouvindo notícias pelo rádio. Antenada na CBN ouvia o comentarista "deslanchar" as novas "novíssimas" "novidades" tecnológicas. Cyberespaço para cá, "nuvem" para lá, I-Pods, I-Peds, Tablets, celulares com televisores... enfim, tanta "coisa"... De repente ele disse o termo "navegar" para assistir TV, para escolher os programas e filmes favoritos e blá, blá, blá, blá, blá, blá. Uma tecnologia já existente em muitos dos novos aparelhos de TV, mas uma cultura ainda inexplorada pelas pessoas no cotidiano. Certo, mas o que chamou a atenção, foi justamente o termo "navegar". Claro, todos sabemos o que é navegar na internet, mas agora navegamos também na televisão? 
O mais surpreendente é que não precisamos retornar muito no tempo, quem sabe dez anos, eu acho. Bem, há dez anos atrás - eu acho - se alguém te fizesse a seguinte pergunta: "Você navega"? O que pensaria?
E se alguém falasse a você sobre a tal "nuvem" há dez anos atrás?



É... "o tempo passa, o tempo voa..." e algumas coisas ficaram de fato para trás. Tudo mudou tão depressa, tudo evoluiu muito rápido. Quem se lembra da máquina de escrever? Quem chegou a fazer o curso de datilografia, onde nos testes não era permitido olhar para as teclas? Quem já trocou a fita da máquina e "borrou" as mãos naquela tinta? Quem já ouviu falar na troca de uma válvula para fazer a TV funcionar novamente? Não, isso não é da idade da pedra, isso é bem recente!
O telefone que fazia trimmm, trimmmm? Não se digitava os números e sim, "discava-se" para o número desejado. 
Modelos arrojados para a época, cores fortes e muita praticidade. Isso mesmo, as facilidades para o lar, por meio de eletrodomésticos ultra-modernos como liquidificadores, cafeteiras, fornos, torradeiras, enceradeiras... quanta novidade. E hoje?
Bom. Uma coisa era certa: os produtos não eram tão descartáveis quanto os de hoje. Não estragavam assim, tão facilmente e quando isso acontecia, sempre era consertado. Levava-se cerca de 10 anos ou mais, para trocar uma máquina de lavar roupas, ou uma geladeira, ferro de passar. Pensando pelo lado da sustentabilidade, era melhor não? Hoje tudo que estraga é imediatamente jogado no "lixo" e reposto por um modelo novo, chique e visualmente atraente. Desperdício? Talvez. Mas que estamos na era da utilidades e inutilidades, ah... isso estamos!  Foi-se o tempo em que se pensava mil vezes antes de susbstituir um aparelho ou um móvel. Tudo existe em abundância e a oferta é grande. 
A cada dia, uma nova tecnologia surge e torna uma anterior totalmente obsoleta. Não é? Felizmente, por outro lado, a tecnologia nos trouxe muitos avanços e facilidades. O computador, a internet, a rede Wi-Fi, a Nuvem e tudo o mais que nos permite Navegar! O que faríamos sem a internet hoje em dia? Bem... já que estamos num veículo super veloz, resta olharmos pelo retrovisor para compreender a evolução tecnológica. Trouxe alguns objetos, não tão antigos assim, mas que tenho certeza de que grande parte das pessoas que nasceram na década de 1990 e 2000 não conhece!
Vamos lá então?














Um ótimo final de domingo!
Dagui

Nenhum comentário: